segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ontem fomos ver Hunger Games ou Jogos Vorazes no cinema. Diferente da maioria das críticas que li e ouvi, eu gostei do filme. Não tinha assistido o primeiro, mas meu filho me explicou muita coisa.
Fiquei pensando porque se faz tantos filmes atualmente em outros mundos e no futuro. É claro que a primeira resposta é a tecnologia disponível hoje, mas acho que há outros fatores.
Um deles é a possibilidade de inserir qualquer comportamento pessoal, político e social e não causar uma sequência sem fim de discussões sobre o quão inapropriado é o conteúdo.
Vivemos no mundo do politicamente correto. Devemos nos comportar como a sociedade espera que nos comportemos. Não é adequado questionar certos conceitos já considerados absolutos. Nem vou dar exemplo para não receber pedrada, mas fico imaginando quais seriam as discussões se em Hunger Games não tivessem criado um mundo diferente, uma política diferente, com pessoas diferentes. Outros filmes nesse sentido foram Avatar e Elysium.
Alguém tem dúvida de que, apesar de toda a ficção, os temas discutidos são do mundo atual e foram expostos de forma mais maquiada? Isso porque a arte não deve incomodar (pelo menos não é o que se espera dela por agora), deve distrair.
Abraços.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa é a primeira vez q vejo meu nome em outra pessoa.vc sabe se tem algum significado??